Olá, sou Ériquis Carvalho, diretor de imprensa do Grêmio Estudantil G11 e irei hoje entrevistar o presidente da equipe André Vieira de Souza Salgueiro, aluno da turma 2003 do Colégio Estadual Bezerra de Menezes, que falará sobre a transferência do CEBM Fantasy II para as mediações do colégio, levando em consideração que este mesmo evento iria acontecer no Riachuelo Esporte Clube.
Dir. Imprensa – André, explique precisamente porque o CEBM Fantasy II teve que ser alterado o local por tantas vezes.
André - “O salão da igreja não permitiu que o evento acontecesse lá por ser época de quaresma. Transferimos então o evento para o REC, porém na última sexta-feira fui informado que órgãos superiores da direção impediram que a festa acontecesse naquele local, meramente por ser um local centralizado e o parâmetro sócio-família ter sido desfocado da nossa comunidade, que é de Santo Antônio.”
Dir. Imprensa – Houve alguma reunião para que essa decisão viesse à tona?
André – “Houve sim. Na sexta-feira, dia 02 de Março no próprio colégio por volta das 12 e 30”
Dir. Imprensa – Quais foram suas justificativas para tentar defender o projeto da G11 perante a direção?
André – “O comunicado em cima da hora; o aluguel de material; a divulgação; os contratos; a opinião dos alunos; a repercussão que isso causaria, dentre vários outros. Pra você ter uma idéia Ériquis, escrevi em duas folhas tópicos dizendo por que seria inviável cancelarmos o evento, porém a direção ficou apreensiva em levar o evento pra frente”
Dir. Imprensa – Como foi pra você ouvir essa decisão? Qual foi sua reação?
André – “Olha, fiquei muito triste, como era de se esperar. Naquele dia já não estava me sentindo um pouco mal e realmente confesso que passei um pouco mal antes de começarmos a reunião. Nada que uma água com açúcar oferecida pela Tia Vanuza desse jeito. Porém, tenho que admitir que entendi perfeitamente a preocupação da diretora Maria Inês, da Betinha e do professor coordenador de grêmios Arlei. Realmente, não concordei, mas entendi perfeitamente”.
Dir. Imprensa – Você disse que não concordou com a decisão, como você explica isso?
André – “Como um bom adolescente que sou, gosto de festas. E por isso não concordei - RS. Mais acho que o desespero de ter o nome da G11 um pouco pichado foi além, o que fez com que dissesse isso.”
Dir. Imprensa – Como os alunos do colégio e os integrantes do grêmio receberam essa notícia? Qual foi à reação de ambas as partes?
André – “A equipe do grêmio ficou muito ‘revoltada’ a princípio, até porque só consegui me comunicar com eles por telefone. Acho que depois dessa decisão eles perderam completamente o pique de trabalhar, meramente por que estamos nos sentindo incompetentes. Isso é normal para uma reação principal, mas creio que aos poucos eles, como eu, irão se conformando. A reação dos alunos foi inesperada... Sinceramente achei que eles iriam fazer muita pressão e nos criticar muito, mais graças a Deus eles entenderam o que aconteceu e ainda foram solidários conosco. É claro que sempre existem os diferentes que criticam o nosso trabalho e fazem de tudo pra nos ver sempre por baixo. Mais nós temos a maioria do nosso lado, temos quase 70% de aceitação e a galera que realmente tem visão sabe reconhecer nosso trabalho. Pra você ter idéia Ériquis, depois que essa ‘bomba’ explodiu eu pelo menos estou vendendo mais ingressos”.
Dir. Imprensa – É verdade que você ameaçou renunciar seu mandato e foi apoiado pelos integrantes do grêmio?
André – “RS, Sim. É verdade! Essa reação eu fui bem especifico durante a reunião. Disse que estava falando mais que poderia me arrepender. Ai pedi o final de semana pra refletir. Pensei bem, consultei a equipe e decidi que não é a nossa hora e que devemos, pelo menos, finalizar o nosso mandato. Realmente, na primeira vez que falei isso as pessoas muito ligadas a mim disseram que também sairiam, como a Andressa, o Igor, o Hiago e, até mesmo, você, nosso jornalista. RS.”
Dir. Imprensa – A hipótese de reeleição é inválida após essa declaração?
André – “De maneira nenhuma, adoro desafios. Hoje em dia qualquer aluno pode perguntar se já existiu algum grêmio estudantil como o G11 para professores, funcionários e, até mesmo, a direção. Provavelmente eles irão falar que não. Eu sei que existem funcionários que nos consideram ‘concorrência’ contra eles, infelizmente. Um pensamento imaturo e invejoso. O que aconteceu com o grêmio do ano passado foi justamente isso, fizeram tantas críticas e tanta pressão que eles desistiram. Mais se com a G11 eles acham que esse método vai dar certo estão enganados, porque nosso colégio não pode entregar a vaga que representa os alunos para ‘qualquer um’. Sei que muitos têm capacidade, mas até o momento não surgiu nenhuma pré-chapa, RS, com capacidade de fazer um trabalho sério. Eu não brinco de grêmio e os membros da G11 também não, embora tenhamos nossos defeitos. Agora, tivemos um problema e demos a volta por cima com muito orgulho e honra. Graças a Deus temos muito o que mostrar caso venhamos novamente.”
Dir. Imprensa – Mais André, me aprofundando ainda nessa questão de reeleição. Gostaria de um pouco mais de clareza, a G11 volta ou não nas eleições de Maio deste ano?
André – “rara... Meu amigo Ériquis, isso é surpresa. Tem muita água pra rolar e tem mais, não posso falar pelo grêmio, só por mim mesmo. Pra dar mais audiência pro blog de vocês, posso garantir que é bem provável que a G11 volte.”
Dir. Imprensa – André, gostaria que você usasse esse espaço para falar o que quiser em relação ao que abordamos. Gostaria de te agradecer e desejar, em nome de toda a equipe, muito sucesso para todos nós.
André – “Obrigado Ériquis. Gostei muito da idéia de entrevista por blog, bacana. Espero que isso aconteça outras vezes. Bom, pra finalizar gostaria de dizer algumas coisas: Bom, nosso grêmio – como pode ser observado – é formado pela mulecada, RS. Somos jovens, brincalhões, que gostam de festas e talz. Porém, eu gostaria que vocês analisassem a nossa maior qualidade desde que assumimos, que é a questão da competência. Eu sempre falei com a galera, tudo que fazemos na vida tem que ser bem feito. E é assim que trabalhamos. Não somos os melhores, temos defeitos, temos sorte, temos azar, temos muito que aprender e temos muito que fazer, mais eu peço que vocês (alunos do bezerra) continuem nos dando essa força e estejam ao lado da gente. Sabemos que tem pessoas que gostariam de estar no nosso lugar e fazem disso um defeito que detesto, que é a inveja. É bem provável que vocês ouvirão criticas a nosso respeito e até mesmo pessoas tentando prejudicar o nosso trabalho, como já está acontecendo. A única coisa que peço é que vocês se informem sobre o trabalho e nos ajudem a vencer as barreiras que sempre aparecem. Vocês são a nossa força galera e juntos podemos fazer muita coisa. Quero aproveitar o espaço para agradecer aos alunos que me elegeram na pesquisa como um dos mais atuantes, obrigado mesmo.”
Diretoria de Imprensa
Grêmio Estudantil G11
Nenhum comentário:
Postar um comentário